Para a Prefeitura de São Paulo, toda vida importa.
O problema da dependência – seja de álcool ou drogas – afeta muitas pessoas, destrói vidas e famílias. A Prefeitura precisa ajudar as pessoas a enfrentar esse desafio.
Sabendo desse problema, nossa gestão criou o Programa Redenção. São 8 Serviços Integrados de Acolhida Terapêutica (SIATs), em diversas regiões da cidade, para ajudar os dependentes a conseguirem se livrar das drogas. Eles oferecem diversos tipos de tratamentos para dependentes químicos, respeitando a necessidade de cada um deles. Já foram realizados 2,9 milhões de atendimentos.
A internação hospitalar é uma das possibilidades. Outra é o encaminhamento dessas pessoas para um dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS da Prefeitura. Só na nossa gestão, fizemos 12 novos CAPs, chegando a 95 unidades espalhadas na cidade. Destas, 31 são CAPS AD, específicos para acompanhamento médico de usuários.
Mas, o mais importante é a porta de saída. Para que o cidadão consiga sua reinserção no mercado de trabalho e possa tocar sua vida em frente com dignidade.
Conheça a história do Danilo, que está vencendo essa batalha. Ele é uma das pessoas que conseguiu voltar a uma vida normal, depois da dependência. Tem 35 anos, se tratou em um CAPs e arrumou um emprego no Programa Operação Trabalho – POT, também criado pela nossa gestão.