"Aprendi com meu avô que inspirar as pessoas e dar o exemplo são parte da tarefa pública."
Bruno Covas Lopes é o atual prefeito de São Paulo. Eleito vice-prefeito em 2016, assume a gestão em 2018, com a saída do atual governador João Doria. Quis o destino que fosse um período de muitos desafios para ele próprio e para a sociedade paulistana. Em meio ao tratamento de um adenocarcinoma, Bruno Covas conduziu a cidade no enfrentamento à pandemia de Covid-19, com a firmeza, a serenidade e a confiança que caracterizam sua atuação pública. Em pouco tempo, soube imprimir sua marca pessoal com humildade. Não teve receio de inovar nem de reconhecer e valorizar as boas políticas implementadas em gestões anteriores no município. A atenção às áreas sociais (saúde, educação, habitação) estão no centro de seu trabalho.
Bruno Covas é filho de Pedro Lopes e Renata Covas Lopes. É pai de Tomás, 15 anos, sua inspiração constante e companheiro de todas as horas. Mario Covas, seu avô, é sua grande referência política. Foi com ele que Bruno aprendeu a amar a democracia e a trabalhar para melhorar a vida das pessoas, colocando em primeiro lugar os que mais necessitam da proteção do poder público.
A formação escolar de Bruno Covas foi iniciada em Santos, onde nasceu, e concluída na capital, para a qual se mudou em 1995. Bruno cursou direito na USP e economia na PUC-SP, graduações que lhe deram sólido conhecimento das grandes questões humanas e sociais do Brasil e do mundo e das soluções inovadoras que têm sido propostas em políticas públicas. Da universidade saiu um jovem preparado para cumprir sua vocação: cuidar das pessoas, melhorar as condições de vida de milhões de cidadãos.
Desde 1997 Bruno Covas é filiado ao PSDB. Em 2003, já havia assumido a presidência estadual da Juventude do partido. Em 2004, foi candidato a vice-prefeito de Santos. Dois anos depois é eleito deputado estadual e conclui o mandato reconhecido pelo Movimento Voto Consciente como o parlamentar mais atuante daquela legislatura. No mesmo período, torna-se presidente nacional da Juventude do PSDB. É reeleito em 2010 com a maior votação do Estado. Assume no ano seguinte a Secretaria do Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo, à frente da qual permanece até 2014, ano em que é eleito deputado federal. Deixa a Câmara Federal para se dedicar exclusivamente a São Paulo em 2016, quando é eleito vice-prefeito e acumula a função de secretário das Prefeituras Regionais e mais tarde da Casa Civil. Em abril de 2018, torna-se prefeito da capital e consolida-se como homem público que alia preparo, experiência e juventude, traços que, combinados com os princípios éticos que o norteiam, a esperança que o move e a extraordinária disposição para o trabalho, colocam-no como uma das mais importantes lideranças do cenário político brasileiro atual.
UMA TRAJETÓRIA DE REALIZAÇÕES
Neste ano de 2020, enfrentamos um desafio de proporções que ninguém no mundo conseguiria prever e, mesmo assim, podemos dizer que conseguimos realizar o que a política tem de mais valioso: melhorar a vida das pessoas.
O vereador Ricardo Nunes, do MDB, eleito para a Câmara Municipal em 2012 e reeleito em 2016, é o nome
escolhido por Bruno Covas para vice-prefeito. Nunes tem se destacado na Câmara com uma atuação alinhada ao pensamento e à forma de trabalhar do prefeito. Como
presidente da CPI da Sonegação Tributária, enfrentou os grandes bancos e
recuperou para a cidade
R$ 1,2 bilhão de impostos não pagos. A vigilância com o dinheiro público é uma das principais bandeiras de Nunes, empresário bem-sucedido que venceu na vida graças aos próprios esforços e à vocação para os negócios, manifesta na
coragem para empreender e na sabedoria para administrar. Casado e pai de três filhos, mora na região sul de São Paulo, com a qual conserva relação especial ao mesmo tempo em que representa e defende, como vereador, a população de toda a cidade.
→Conheça de verdade Ricardo Nunes, o vice de Bruno Covas