Neste sábado (17), após tomar café da manhã na padaria Delícia, no Jardim Myrna, quando conversou com frequentadores e moradores locais, Bruno Covas, prefeito da Cidade de São Paulo, visitou as obras do Conjunto Habitacional Chácara do Conde, na Vila Natal, no Grajaú. "O sonho da casa própria é o sonho da família. Então eu fico muito feliz de visitar essas obras que iniciamos na nossa gestão. E vamos entregar 560 unidades ainda este ano", afirmou Covas.
O conjunto terá um total de 1290 unidades habitacionais e a previsão de conclusão de toda a obra é em 2021. O prefeito destacou que, até o final deste ano, a prefeitura entregará um total de 25 mil unidades habitacionais. “Um recorde na história de São Paulo”, disse o prefeito, salientando que a demanda habitacional é uma das grandes questões a serem enfrentadas na Capital paulista.
No próximo ano, além dos recursos da prefeitura, começarão as obras da PPP já assinada e que marcam São Paulo como a primeira cidade no País a implementar uma parceria público-privada na área habitacional. “Das 50 mil unidades habitacionais previstas, 35 mil serão viabilizadas por meio dessa PPP”, explicou Covas.
O prefeito afirmou que a gestão já destinou R$ 900 milhões no orçamento para a próxima administração, a proposta já foi enviada à Câmara Municipal. O montante de recursos será destinado a três pilares: construção de unidades habitacionais, reurbanização de favelas e regularização fundiária. Covas esclareceu, ainda, que no ano passado a gestão conseguiu alterar na Câmara Municipal a legislação sobre as regras de uso do Fundurb, que limitava o uso dos recursos do fundo municipal apenas à aquisição de terrenos. Desde então, foi estendido para obras.
"Um dos problemas enfrentados era que a cada final do ano orçamentário, de doze meses, tínhamos que refazer o orçamento para a continuidade dessas grandes obras, o que atrasava as obras. Com essa medida, garantimos uma solução para essa questão, uma vez que os fundos municipais não obedecem a anualidade orçamentária”, explicou.