Na reta final da campanha, faltando dois dias para as eleições, Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, cumpriu agenda na Zona Norte, nesta sexta-feira (13). Ele visitou o comércio na Vila Sabrina e caminhou pelo Shopping Metrô Tucuruvi. Durante coletiva, falou sobre o voto útil; fez uma análise do debate promovido ontem pela TV Cultura; falou dos investimentos na zona norte, conversou com a população e tirou selfies.
Questionado como vê a articulação de seus adversários que cogitam fazer o voto útil contra ele, Bruno Covas disse que o dono do voto é o eleitor e que cabe a ele analisar cada candidato. Quem ele acha que fez mais por São Paulo, quem está mais preparado para enfrentar o desafio social e econômico provocado pelo coronavírus. “Cada um segue a sua estratégia e a minha é focar na cidade. E o eleitor vai decidir no domingo em quem ele quer para os próximos quatro anos”.
Sobre o debate promovido ontem pela TV Cultura, o prefeito lamentou que alguns candidatos estejam mais preocupados com curtidas no Instagram e memetização no Youtube do que apresentar propostas. “Acho que o eleitor viu claramente quem foi lá para apresentar ideias, propostas, realizações e quem foi lá para bater. Então, ele vai fazer essa diferenciação no domingo”.
Ao ser indagado sobre o seu eleitorado se concentrar entre as pessoas de mais idade, e o que poderia fazer para atrair os votos dos jovens, Covas disse que faz campanha para toda população. “Tenho feito uma campanha sem segmentar o eleitorado, para a cidade de São Paulo como um todo: sejam jovens, idosos, católicos, evangélicos. Não vamos escolher esse ou aquele eleitor. A gente quer o voto de toda população no domingo”.
Caminhando pela Zona Norte, Bruno Covas foi questionado porque escolheu a região nesta reta final da campanha. Ele explicou que tem rodado todos os cantos na cidade e aproveitou a oportunidade para falar sobre as obras que entregou na região como canalização, ampliação de piscinão, em especial do Paciência. Citou inaugurações de vários equipamentos públicos, como UPAs, CEUs, e disse que quer dar continuidade a esse trabalho nos próximos quatro anos para ajudar a reduzir a desigualdade social na cidade.
Durante a caminhada, a secretária Maria Salete abordou o prefeito para dizer que acompanha seu trabalho e torce pela reeleição. “Eu sempre gostei do avô dele. E o Bruno é meu candidato de novo. Quero que ele ganhe logo. Desejei boa sorte para ele e tirei uma selfie. Vejo o Bruno na propaganda eleitoral e nas entrevistas. Ele é o mais verdadeiro, ele explica o que vai fazer. Ele é bom”, disse Salete.
Já a vendedora Vanete Laranjeira Araújo também fez questão de falar com Bruno Covas quando ele passava pelo comércio local. “Quis elogiar o trabalho dele na pandemia. Ele soube lidar bem com isso e cuidou da cidade. Tem minha confiança de novo”, afirmou.
A diarista Lara Beatriz Batista diz que gosta da “história de batalhador” de Bruno Covas, e que o acompanha nas redes sociais, e na propaganda eleitoral. “Gosto do jeito dele. Verdadeiro, franco. Ele não conta conversa feito outros que a gente vê por aí”.