Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, vistoriou nesta quarta-feira (30) as novas instalações da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que foi totalmente reestruturada.
“Queremos que as novas instalações do SAMU deem mais conforto aos funcionários, que já conseguiram ao longo desses últimos meses melhorar muito o serviço na cidade. As chamadas de maior emergência, o tempo médio de resposta foi reduzido em 32 minutos. Depois, o segundo grupo de emergência, o tempo médio foi diminuído em 26 minutos. E vamos chegar até o final do ano com 122 ambulâncias na cidade de SP”, destacou Covas.
A infraestrutura remodelada conta com uma sala de Gerenciamento da Regulação Médica da Central, implantação de sistema de tratamento de ar e um novo sistema de tratamento acústico nas paredes e nuvens acústicas no teto.
O atendimento do 192 mantém ainda um setor específico, com 30 postos de trabalho, com certificação de acessibilidade. “O SAMU recebe 3.200 ligações por dia. É um serviço que presta atendimento 24 horas nos 7 dias da semana, nos 365 dias do ano”, observou o prefeito.
O equipamento, que agora passa a ser a nova central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ainda dispõe de um refeitório, projetado para 60 pessoas, e três áreas de descompressão destinadas ao descanso dos colaboradores, contribuindo com o bem estar das equipes entre um atendimento e outro.
A área de regulação e despacho de viaturas também foi ampliada, com postos de trabalho para as seis regiões da Capital. Houve, ainda, o aumento de um posto de trabalho por região, possibilitando uma reestruturação de um para dois médicos reguladores para cada área.
“É mais conforto para um grupo que tem uma importância muito alta dentro do SUS. E neste momento de pandemia trabalhou muito bem entrosado com toda a equipe da Secretaria da Saúde. Tenho a certeza de que vai continuar a fazer um excelente trabalho. A nossa responsabilidade é a de continuar a ampliar esse serviço e reduzir o prazo de espera que a população tem com uma ambulância”, observou o prefeito.
Covas explicou que o investimento no prédio foi feito pelo proprietário e que será pago pela Prefeitura junto com as parcelas do aluguel em um prazo de cinco anos. “É um investimento, praticamente a custo zero para a Prefeitura, e que agora será incorporado ao valor do aluguel desse espaço”.
Durante a vistoria, o prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido e pela coordenadora do SAMU em São Paulo, Maísa Ferreira dos Santos.