Bruno Covas vistoria vans adaptadas para transporte seguro das crianças
Veículos terão monitor capacitado em primeiros socorros e cadeirinhas individuais
BBruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, visitou nesta segunda-feira (19), o CEU São Pedro/José Bonifácio, na região de Itaquera (Zona Leste), onde conferiu cinco vans adaptadas para o transporte de crianças de zero a 3 anos e 11 meses, no novo programa TEG Creche.
Com isso, elas poderão ser atendidas com vagas em Centros de Educação Infantil (CEI) que ficam entre 1,5 km e 5 km de distância de suas residências. “Nós vamos poder preencher vagas ociosas nas creches municipais que antes não podia (pela distância)”, frisou Covas, celebrando a ampliação do programa.
O TEG contribuirá para a redução da fila de espera por creche, garantindo maior acesso à educação na primeira infância. Atenderá um total de 5.143 crianças. “No ano que vem, serão mais 18 mil crianças que também preenchem os requisitos para o transporte escolar”, disse Covas.
Serão transportadas no máximo 12 crianças por veículo, que terão condutor capacitado em primeiros socorros e cadeirinhas individuais. As vans que transportarão os bebês possuem cadeirinha/bebê conforto individual para cada criança. O valor pago pela Prefeitura de São Paulo por cada criança transportada será de R$ 406,68 por mês.
Em entrevista no local, o prefeito respondeu que se reeleito pretende continuar com o programa Mais Creche, que conta com reforço de vagas em creches particulares e os custos serão arcados pela Prefeitura. “Nossa estratégia tem sido diversificar para atender a todos. Quem reclama (do modelo) é quem gosta das filas”, afirmou o prefeito.
Covas também se comprometeu a zerar a fila por creches. “Quanto mais ganhamos previsibilidade com relação às vagas é mais fácil garantir isso. Tanto que agora vamos conciliar o Programa Mãe Paulistana com os programas de creche”, disse Covas.
Antes de visitar o CEU São Pedro/José Bonifácio, Bruno Covas tomou café da manhã na padaria Carisma, em Itaquera. O prefeito foi cumprimentado por vários clientes, atendeu aos pedidos de fotos e conversou com a família Marques, que fundou a panificadora em 1977. “Foi um prazer recebê-lo aqui, desejamos sucesso. Falei que foi muito importante a retomada (da economia). Aqui na nossa padaria conseguimos manter os 30 empregos com delivery e agora vai melhorar mais”, disse Fábio Marques.