“São Paulo é uma cidade que se orgulha de sua diversidade”
Bruno Covas prestou homenagem à colônia japonesa durante visita ao Bunkyo, no bairro da Liberdade
Durante visita na manhã de hoje (29) à Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, no bairro da Liberdade, Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, destacou a importância das colônias de imigrantes e migrantes para o desenvolvimento da capital.
“São Paulo é uma cidade que se orgulha da sua diversidade. É a cidade de todas as cores, de todos os credos, de todas as raças e de todas as religiões”, disse o prefeito. Covas foi recebido pelo presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, e conheceu o Museu Histórico da Comunidade Japonesa.
No seu discurso, reforçou o apreço por todos aqueles que buscaram em São Paulo uma nova oportunidade de vida. “Em nome da colônia japonesa, quero agradecer a todas as outras que adotaram São Paulo, que tem sua força baseada nos migrantes e imigrantes. Gente do Brasil e do mundo inteiro, que escolheu nossa cidade para empreender e crescer”.
O prefeito participou também da tradição do Daruma, também conhecido como Dharma. O Daruma é um boneco redondo e oco, feito artesanalmente e geralmente na cor vermelha, que faz referência ao Bodhidharma, fundador da seita Zen do budismo. O vermelho representa o manto de um sacerdote de alto nível e, segundo a história, essa cor afasta o mau olhado e as doenças.
O boneco é vendido sem os olhos pintados. Quem o recebe deve fazer um pedido e pintar um dos olhos com tinta preta. Se a graça for alcançada, o dono do Daruma pode pintar o outro olho. Fiel a sua paixão clubística, Covas pediu para o Santos ser campeão.
Na Praça da Liberdade, Covas foi saudado por apoiadores, conversou com as pessoas e atendeu pedido de fotos. E foi convidado pelos vendedores Rodrigo Aparecido e Sidnei Soares a entrar na barraca típica de comida na Praça e fazer fotos. “Só tinha visto o prefeito na televisão. Ele é muito gente boa. Estamos torcendo por ele”, disse Soares.
A dona de casa Jacira Braga, que também passava pelo local, parou o prefeito e pediu uma foto. “Acompanho o Bruno no Instagram. Eu amo. Amo a simplicidade. Você olha para o Bruno e vê que ele é honesto”.
Questionado pelos jornalistas sobre a sanção do projeto que cria uma renda básica emergencial no valor de R$ 100 em São Paulo, já aprovado pela Câmara Municipal, o prefeito afirmou que a medida será avaliada agora pelo departamento jurídico da administração. “Nossa expectativa é que a aprovação saia até semana que vem”.