Esporte, saúde e qualidade de vida
São Paulo ganhou mais espaços de lazer com Bruno Covas, que incorporou hábitos saudáveis a sua rotina e passou a viver melhor.
Bruno Covas tem procurado promover em toda a cidade a transformação que fez em sua própria vida: a adoção de hábitos saudáveis. Foi em 2016, depois de uma cirurgia para remoção de um cálculo renal, que ele, então com quase cem quilos, foi obrigado a admitir que precisava abandonar o estilo de vida que o havia levado, com menos de 40 anos, a ter um índice elevado de colesterol, gordura no fígado e um semblante cansado.
Foi com a introdução de uma nova rotina alimentar e a prática regular de atividades físicas que o então vice-prefeito, em 2017, perdeu 18 quilos em apenas quatro meses. Quando assumiu a Prefeitura, em abril de 2018, já se sentia outra pessoa, muito mais disposta. Fazer exercícios cinco vezes por semana, entre as 6h e 7h, antes de iniciar o expediente, passou a ser um de seus compromissos preferidos.
Como prefeito, vê com muito bons olhos o uso cada vez mais frequente da bicicleta no dia a dia das pessoas. Uma mudança de atitude que é boa para a dinâmica da mobilidade urbana, para o meio ambiente e para a saúde dos que pedalam. A cidade está ganhando com ele 173,5 km novos de ciclofaixas, 24,6 km já entregues, o que vai aumentar a malha cicloviária total para 676 km. Serão requalificados também 310 km (150,8 km já entregues). Os novos trechos, interligados a outros já existentes e a outros meios de transporte, deverão estimular ainda mais o uso da bicicleta no dia a dia. Bruno colocou bicicletários com controle de acesso em 11 terminais de ônibus, por exemplo, que oferecem juntos 981 vagas.
A Virada Esportiva também mereceu atenção especial do prefeito. Em 2019, o evento contou com mais de 2 mil atividades de 120 modalidades esportivas em mil pontos da cidade. A edição de 2020 está prevista para dezembro. O esporte, de modo geral, foi valorizado pelo prefeito. Debaixo do Viaduto do Café, na Bela Vista, inaugurou o Complexo #9, com práticas esportivas, culturais e assistenciais. 64 Clubes da Comunidade e 31 Centros Esportivos (CEs) foram reformados. Em 7 dos CEs foram abertos Polos de Incentivo ao Basquete 3x3. A Arena Bela Vista, que oferece aulas de futebol e orientação social a crianças em situação de vulnerabilidade, foi revitalizada.
Nem mesmo a pandemia conteve o entusiasmo do prefeito por incentivar a adoção de práticas saudáveis. Desde março a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer divulga semanalmente vídeos para estimular as pessoas a se exercitarem em casa. Em parceria com a Secretaria de Habitação, criou também o programa Mexa-se São Paulo, que leva educadores físicos para orientar ações em conjuntos habitacionais.
Em meio ao enfrentamento da pandemia, o combate ao sedentarismo e a prevenção da obesidade são políticas importantes para diminuir os riscos a que as comorbidades expõem as pessoas. Mas, com Bruno Covas, são projetos que – independentemente das circunstâncias – vieram para ficar e fazer parte da vida da cidade.
Saiba +
→ Cidade global & sustentável. Desenvolvimento urbano com cuidado ambiental.