Bruno Covas participa de missa em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida
Prefeito esteve acompanhado de seu vice, Ricardo Nunes, e fez a Primeira Leitura
Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, participou, neste 12 de outubro - feriado nacional da Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, da missa na Basílica do Santuário Nacional, no Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo.
O prefeito chegou de carro às 8h25 junto com vice, Ricardo Nunes. Eles caminharam pelo Santuário até a Basílica. Na abertura da celebração, o padre cerimonialista Luiz Cláudio Macedo mencionou a presença do prefeito Bruno Covas.
Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, celebrou a missa e pediu “um minuto de silêncio pelos 150 mil mortos pela covid-19”. “É muito luto, muita lágrima. É preciso sentir a dor deste povo”, disse o arcebispo. E pediu que Nossa Senhora Aparecida olhe pelos órfãos, pessoas viúvas, pelos desempregados e desassistidos.
Covas fez a Primeira Leitura do Livro de Ester (Est 5, 1b-2; 7, 2b-3), cujo trecho final é: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido - e a vida do meu povo - eis o meu desejo”.
Após a missa, Bruno Covas deixou o local. Na saída do santuário, o prefeito foi abordado por alguns fiéis, que pediam para tirar fotos e afirmaram que “torciam por ele”.
Santuário Nacional de Aparecida é o maior templo católico do Brasil
Por conta do protocolo sanitário da covid-19, a Catedral onde é realizada a missa - com capacidade para 35 mil pessoas -, só pode receber mil fiéis por cada celebração, que dura em média 1h40. São apenas duas pessoas por cada banco. Em 2019, 162 mil pessoas passaram pelo local durante todo o dia 12 . Este ano, serão cerca de 15 mil, de acordo com a organização.
O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento de 1,5m entre os participantes e a aferição de temperatura na entrada do santuário. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil. Já recebeu a visita de três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.