Blog Layout

Equipe Bruno Covas 45 • 17 de outubro de 2020

Bruno Covas e o combate às fake news

Bruno Covas faz uma campanha baseada em fatos e espera que todos os candidatos zelem pelo bom nível das eleições. 


Um plano de segurança para as eleições foi apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério da Justiça e a Polícia Federal (PF), no dia 16 de outubro. No centro das preocupações estão as chamadas fake news: os boatos, insinuações e notícias deliberadamente falsas que hoje se espalham rapidamente pelas redes sociais. Bruno Covas vê com muito bons olhos a iniciativa dos órgãos públicos. O prefeito tem pautado sua campanha na apresentação de fatos e números verificados, comprovados, e no debate de ideias. É a conduta que se espera de um homem público e a que contribui para o fortalecimento da democracia. 


Espalhar fake news é crime, passível de multa e prisão por até quatro anos. É claro que o objetivo das autoridades não é tolher a liberdade do cidadão de expressar suas discordâncias em relação às propostas de governo e de criticar eventuais condutas dos candidatos. O que se quer coibir é a organização de sistemas estruturados de disseminação de informações equivocadas e mensagens de ódio por indivíduos e grupos políticos que em geral contratam pessoas e serviços de mensagem especialmente para esse fim. 


A PF tem já os meios tecnológicos necessários para rastrear o compartilhamento de mensagens e identificar rapidamente o autor do primeiro envio. A população pode, inclusive, contribuir com a fiscalização – por meio do aplicativo Pardal, do TSE, ou do perfil do TSE no WhatsApp –, ao notificar o recebimento de conteúdos suspeitos. O combate às fake news, na visão de Bruno Covas, precisa envolver esforços conjuntos: em primeiríssimo lugar dos candidatos, que devem zelar para que suas campanhas sejam feitas com base em informações fidedignas e respeito aos adversários; do eleitor, que – bem orientado – está aprendendo a se proteger das armadilhas das redes e a utilizar os canais de denúncia disponíveis; da polícia, que vem aperfeiçoando os instrumentos de investigação; da Justiça, que faz valer a lei e pune os infratores. 


Bruno Covas tem feito sua parte e preza pelo comportamento ético em tudo. Para além do apreço pela verdade, ele jamais critica um adversário apenas por criticar, reconhece o que de bom já foi feito por outros partidos (ampliando, por sinal, os programas do município que merecem investimento, independentemente de quem foi o autor do projeto) e sabe divergir com educação, mesmo quando é preciso ser firme. É essa postura que ele espera ver na campanha de todos os candidatos. Porque, mais importante do que sair vencedor do processo eleitoral, é que ao final dele a democracia saia revigorada e o País dê demonstração de civilidade. O prefeito também tem certeza de que o eleitor saberá rejeitar nas urnas aqueles que não se comprometerem a fazer uma campanha limpa. 



Saiba +


Para brindes, fake news, disparos em massa, ligações de telemarketing e materiais do candidato sem CNPJ e coligação, entre outras irregularidades. Baixe o app e faça sua denúncia no canal oficial do TSE








“São Paulo, você pode contar comigo”
Por Equipe Bruno Covas 45 30 de novembro de 2020
Discurso no Diretório após vitória
“Hoje é dia de agradecimento aos militantes que nos apoiaram nos quatro cantos da cidade”, diz Bruno
Por Equipe Bruno Covas 45 28 de novembro de 2020
Café na residência de Dona Olímpia, café na residência de Márcia Garabetti, café na Residência de Márcia Garabetti, café na residência da Lurdinha - Maria de Lurdes Silva e café na residência de Paulo Leite
“Só a população é dona do próprio voto”
Por Equipe Bruno Covas 45 26 de novembro de 2020
Visita ao bairro de Santana
Mais posts
Share by: