"Até o final do ano, serão mais 32 unidades de Saúde reformadas com recursos do BID”
A informação foi dada por Bruno Covas em visita nesta manhã (22) à sede da AMA/UBS Integrada do Pari, na região da Luz, unidade responsável pela realização de sete mil exames mensais
Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, afirmou que entregará mais 32 reformas de equipamentos da área da Saúde, até o final deste ano, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), durante visita à sede da Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Pari, na região da Luz.
A reforma da AMA/UBS Integrada do Pari teve investimento de R$ 1,73 milhão, por meio do programa Avança Saúde SP, em parceria com o BID. A unidade foi ampliada e adequada aos parâmetros de enfrentamento à Covid-19.
“Essa é uma unidade que não atende somente a população do Pari. Também é muito utilizada por trabalhadores aqui da região, moradores de rua, imigrantes. A unidade é ainda importante na estratégia de Saúde da Família”, destacou o prefeito. Nessa unidade, são realizadas cerca de 7 mil consultas mensais.
Covas percorreu as instalações, cumprimentou pacientes e conversou com os profissionais presentes. A AMA/UBS Pari ganhou duas salas de classificação de risco, onde são realizadas as triagens; uma nova sala de curativos; e duas salas de coleta que reduzem agora o tempo de espera dos pacientes - aumentando, assim, a capacidade de atendimento da unidade. Também foram instalados boxes individuais nos consultórios odontológicos, seguindo os protocolos de biossegurança.
BID
O contrato de financiamento da gestão Covas com o BID foi assinado pelo prefeito em Washington, em junho de 2019, para implantar projetos de desenvolvimento, reestruturação e qualificação da rede municipal de saúde.
Também por meio desse financiamento, Bruno Covas afirmou, hoje, que entregará oito UPAS. “É um total de 180 obras com recursos do BID. E, nesta gestão, já foram mais de 350 equipamentos reformados, dentre eles, essa AMA/UBS Pari”, destacou Covas.